terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Lugar especial- Nena Tereze


Pensei que os lugares especiais que traria pra cá seriam todos ensolarados e jamais imaginei as razões que estariam ligadas a estes lugares.Mas Gjakova no Kosovo não é assim. Lá é terra de muito frio.
Porque esta cidade está aqui?
Porque os amigos que ganhamos ao longo da vida são realmente presentes de Deus e esse nasceu lá.
Flor é uma pessoa simples, riso fácil, rígida em sua crença e em suas palavras. Bom ouvinte, sempre pronto para te ajudar, excelente conselheiro. Resumindo um AMIGO.
Homenageando nossa amizade quis trazer um pouquinho de sua cidade pra cá. Este é o Nena Tereze, um parque em Gjakova que se observarem melhor mesmo com tanta neve foi fotografado num dia de sol.
Para compreender um pouco mais sobre o país devemos nos lembrar da dissolução da antiga Iugoslávia que começou em 1991, onde alguns países se declararam independentes, dentre eles a Croácia, Eslovênia, Macedônia, Bósnia e o Kosovo. Esse processo não ocorreu pacificamente e a partir de 1998 o mundo assistiu as forças de Slobodan Milosevic em combate com separatistas albaneses desencadearam a Guerra do Kosovo.
Esse pedaço de história é importante para nós ocidentais que nunca vivenciamos uma guerra tão de perto, entendermos que as consequências das guerras prolongam-se e imprimem suas marcas para sempre à vida das pessoas. Neste caso, os habitantes do Kosovo e em especial Gjakova.
Propositalmente quis levantar esta bandeira e chamar a atenção para a capacidade destrutiva de uma guerra.
Deixo aqui um pedaço dessa história para todos refletirmos.

3 comentários:

Lidia Ferreira disse...

nossa amei em saber , lindo texto amiga


OI , preciso de um favor seu ,e uma coisa muito importante , quero saber sua opinião se vc e contra ou a favor , assim que vc puder entre no meu blog e deixe seu comentário
Bjs deste já meu muito obrigada

Pedrita disse...

quando eu vejo filmes sobre guerra sempre penso que nós não vivemos essa realidade. mais de uma vez europeus viram suas casas destruídas por bombas, incêndios, perderam tudo, lembranças, história e tiveram q começar tudo de novo e ainda sem dinheiro, trabalho, racionamento de alimentos. é uma realidade que assusta. somos abençoados. beijos, pedrita

Lidia Ferreira disse...

Ola, ja tenho endereço de e-mail dos senadores , quando tiver um tempinho de uma passadinha no meu blog
Deste ja Obrigada pelo apoio