sábado, 24 de outubro de 2009

O ANIVERSÁRIO DE 40 ANOS DA INTERNET



Foi no dia 02 de setembro de 1969 que pela primeira vez dois computadores trocaram dados conectados por um cabo. Tudo isso ocorreu no laboratório da Universidade da Califórnia (UCLA), porém a motivação infelizmente tinha como pano de fundo a guerra fria.
No início lembro que as pessoas comentavam que a internet causaria o fim dos outros veículos de comunicação como o rádio , o jornal escrito e a televisão. E o que assistimos foi o surgimento de um novo veículo de comunicação, infinitamente mais poderoso!

Não vou falar das possibilidades da internet devido ao próprio veículo que estou utilizando. Mas tenho conversado com algumas pessoas e o que mais me assombra são duas coisas: primeiro a solidão que nos aflinge, não digo a mim ou a você talvez, mas muitos dos viventes deste planeta, presos e incapazes de se relacionarem com o próximo. Segundo, diante desta "falha" de comunicação, milhares de pessoas estão vivendo plenamente no mundo virtual, trocando as relações verdadeiras por relações virtuais.

Acredito até que seja uma tendência mundial, como acredito também que a exigência de vistos para se visitar um outro país ainda vai cair por terra, já que hoje somos conectados mundialmente pela internet. No final, a internet me mostrou ser possível sim novos tipos de amizades, através dos blogs que acompanho.

Nenhum comentário: