sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Seu filho pratica esporte?




Quero contar para vocês sobre um lugar muito especial que eu conheci há uns 17 anos, quando participei de uma seletiva de vôlei e que por coincidências da vida, hoje freqüento quase que diariamente, é o Centro Olímpico de treinamento e pesquisa (COTP).
O COTP foi criado em fevereiro de 1976, é ligado à Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo onde eles “promovem o desenvolvimento de atletas e equipes competitivas nas categorias de base”. Por lá já passaram muitos nomes conhecidos como Montanaro, Amauri, Hortência, Ricardo Prado.
Mas o que realmente impressiona é que é um lugar totalmente direcionado à prática de esportes por crianças e adolescentes. Sem contar, que o COTP é localizado na área central de São Paulo, mas desfruta de uma impressionante área verde, onde todo o barulho do trânsito desaparece e podemos ouvir somente os passarinhos. Ou seja, bebeinha treina e eu descanso! rsrsrs
São uns 300 atletas mais ou menos só no período da tarde, que é o horário que estou por lá. Vejo atletas, sim eles são chamados de atletas, de todos os tipos, dos esguios do atletismo até os gigantes do vôlei. Eles são selecionados através de “peneiras”, que na verdade são testes de aptidão. Na natação, que eu sei um pouquinho mais, eles não ensinam a criança a nadar, ela já tem que saber duas modalidades: o crawl e costas. Mas chequem as informações oficiais, por favor, posso estar desatualizada.
Nas demais modalidades: vôlei, handball, basquete, atletismo, ginástica olímpica, natação, atletismo, luta olímpica, judô e boxe é preciso se certificar porque depende do ano de nascimento da criança também.
No dia 19 deste mês ocorreu a I ETAPA DO CIRCUITO SESI DE MIRIM, foi a primeira vez que estava lá como “mãe de atleta”! Foi muito emocionante! Vários clubes de natação de São Paulo participaram: AABB, Pinheiros, Paineiras, SESI e clubes do interior.
Com todas as dificuldades e o esforço diário da bebeinha, foi a coisa mais linda ver seu desempenho na piscina e ela mostrou bravura! Nadou 50 m de crawl e 50 de peito! Melhorou seu tempo em 5 segundos!
Pais, mães, tios e avós acreditem em nossas crianças, quando eu conto que bebeinha é asmática ninguém acredita!
Quero aproveitar e agradecer “o meu braço direito” que se desdobra junto comigo para ir de segunda a sexta-feira e ficar 3 horas esperando o treino, faça calor ou chuva. Beijo Marú!





Um comentário:

Ursinhu da Juh =] disse...

Esportes realmente é muito bom pra vida da gente e de toda nossa familia né =] ainda mais quando é em um lugar tao plenejado e bem feitinho assim =] da ate gosto =]


bjuuuu
fica com DEUS =]